Com a guerra à suas portas, Polônia é o primeiro país a enviar apoio militar para a Ucrânia

 


A Polônia sabe bem o que é ter seu território invadido e seus cidadãos subjugados. Fato acontecido e que desencadeou a 2ª Guerra Mundial quando os alemães (seus vizinhos de fronteira) sem declaração de guerra invadiu seu território, aniquilou seu exército e tocou o terror em seus cidadãos. Depois, já lá pro final da guerra foi a vez do exército soviético invadir o país para tomar Berlim, na Alemanha.

Agora, os poloneses percebem a guerra às suas portas, com a invasão de seu vizinho, a Ucrânia, pela Rússia. Os poloneses sabem que se a Ucrânia for subjugada, sua fronteiras é uma das que entram na reta russa. E como Putin está ameaçando geral, a torto e a direito, imaginar uma Rússia sossegada neste cenário parece ser até utopia, já que Moscou vociferou contra Suécia e Finlândia ou qualquer um que cruzar seu caminho.

Nessa situação, os poloneses, em um misto de solidariedade e precaução, enviaram seu apoio aos ucranianos no esforço de guerra. Conforme os principais portais de notícias, ontem um comboio de caminhões partiu para a Ucrânia carregado de munição. Enquanto as outras nações esperam uma solução diplomática, o exército de Putin na Ucrânia vai matando pessoas, destruindo cidades e assustando crianças. Por enquanto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Procurando Dico

Irmãozinho vai à Casa dos Onze após episódio dos Mili e Quinhentos