Assembleia de Deus de Buritis em festa: Jubileu de Pérolas

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Buritis está em festa desde o dia 25 deste mês. Serão quatro dias de celebrações e gratidão a Deus pelos 30 anos de oficialização da AD no município de Buritis. Sábado, 27/11, haverá uma carreata pelas principais ruas da cidade.

Na noite de quinta-feira, 25/11, o templo Sede, localizado na Av. Porto Velho, 1495, lotou para a abertura das festividades comemorativas. A igreja que atualmente está sob a liderança do pr. Moisés Pinheiro Júnior, recebeu o pastor Sérgio Pereira e o obreiro pioneiro que estabeleceu a primeira congregação no Projeto Buriti, pb. José Severino. São Pioneiros nessa obra os também obreiros Jonas e Geraldo Brechó, que após a instalação da igreja em 1991, se tornaram seus dirigentes juntamente com o irmão pb. Sebastião Tavares.

Conforme depoimento do irmão Geraldo, o primeiro culto da Assembleia de Deus em  solo buritsense foi dirigido pelo saudoso pr. Ilson, de Montenegro, em uma casa no local onde hoje é o Galinha Caipira. O segundo culto foi dirigido na sala da casa de irmão Jonas, que ficava onde atualmente está o prédio da Unopar.

Os pioneiros irmã Eunísia e irmão Geraldo

Com o estabelecimento da igreja, também surgiu a organização do Círculo de Oração da Igreja e da Escola Bíblica Dominical. No Círculo de Oração, a irmã Eunísia Maria da Silva e irmã Nilda se tornaram suas primeiras dirigentes. Como professores da EBD tínhamos irmã Sudária e irmão Elias.

Com o crescimento da igreja no distrito, consequentemente ocorreu a emancipação de Buritis do Campo de Ariquemes, assumindo o pastorado do novo campo pastor Ilis Camilo Pereira, isso em 22 de julho de1992. De acordo com irmão Geraldo, a primeira congregação da novo campo eclesiástico foi inaugurada no povoado de Março Satélite, sendo ele designado como dirigente daquela igreja. Logo também foram surgindo mais congregações em 1996, a igreja buritisense, além da sede, tinha mais 05 congregações: Candeias, Linha 01, Linha União, Marco Satélite e Distrito de Rio Branco. Nessa fase, foi importante o labor de obreiros como irmão Menezes, Elias, Erli Calixto, Sebastião Tavares e tantos outros. No segundo trimestre, pr. Ilis é transferido, deixando Buritis para assumir a presidência do Campo da AD no município de Cacaulândia.


Pb. Adilson e Pr. José Dias Terra

Em 20 de agosto de 1996, oriundo da AD em Tarilândia, tomou posse o pastor José Dias Terra como o líder da Assembleia de Deus em Buritis. Sob sua liderança, a igreja viveu um verdadeiro boom acompanhando a onda migratória que Buritis recebeu de pessoas de outras cidades de Rondônia e do Brasil. Sob seu pastoreio, o templo Sede teve que ser ampliado e depois substituído duas vezes por templos maiores, sendo o primeiro de madeira - que foram serrada gratuitamente nas madeireiras Pérola (serraria do Galhardo) e Madeireira Torres (serraria do Izael Torres)- e o segundo de alvenaria, cujo fundamento sustenta o templo atual. Nesse período, à medida que os irmãos iam colonizando o interior do município,  mais congregações iam sendo inauguradas. Também se destacaram nesse período presbíteros, evangelistas e pastores na fundação, no suporte e assistência às novas igrejas que muitas vezes eram dirigidas por cooperadores, homens simples mais muito zelosos pela obra de Deus e em ganhar almas. A igreja envia seu primeiro missionário pr. Gilberto, que é designado para evangelizar na cidade mineira de Comercinho do Bruno. A EBD também ganha nova configuração com a inserção de classes infantis e definição da Superintendências. No Círculo de Oração temos a saudosa irmã Margarida desenvolvendo um trabalho dinâmico a esse departamento, visitando, orando, promovendo campanhas, aconselhamentos e sendo um exemplo para as fiéis. É inaugurada a primeira congregação urbana no setor 04, sendo pastor dela o saudoso pr. Expedito. Logo outros setores também ganham suas congregações: 05, 07 e 08 (não nessa ordem). Em 2011, pr. José Dias Terra é jubilado. No dia 06 de junho de 2011, pastor José Dias Terra é recolhido às Mansões Celestiais.


Pr. Antônio Neres

Em 22 de novembro de 2008, pastor Antônio Neres, vindo de Montenegro, assume a presidência do campo. Durante seu pastoreio, o templo Sede passa por algumas modificações para receber traços modernos em seu desenho. Pr. Antônio estimula a restauração do Coral da igreja, implementa núcleos de ensino teológico em algumas congregações e instala a escola de Música no templo sede. Também investe na obra missionária, cobrindo áreas do semiárido piauiense. Também na República do Paraguai a obra é reforçada, onde serve pr. Erli Calixto. Nas ações sociais é organizado a Associação Lar Betânia. São inauguradas as congregações nos setores 01, 06 e 09. Pastor Antônio Neres deixa o cargo vago com sua morte repentina devido à problemas de saúde quando visitava familiares no município de Montenegro no dia 06 de fevereiro de 2012.


Pr. Eli Batista

Em março de 2012, vindo de Cerejeiras, pastor Eli Batista assume a liderança da AD buritisense. Em sua gestão é organizada a Orquestra Zamar. Novas modificações são realizadas no templo Sede. O prédio ganha um andar onde funcionando salão de cultos. No térreo são organizadas as salas para as classes da EBD. A igreja dá início à construção de uma casa pastoral na rua Castanheiras, setor 03. Também são inicializadas reformas de templos substituindo madeira por alvenaria no setor 01, Linha Marco 20 e Marco Satélite. Ocorrem ainda inaugurações de congregações nas linhas. Nesse período os setores dos Distritos de Rio Branco, Jacinópolis e Rio Pardo se emancipam, tornando se campos eclesiástico filiados à CEMADERON. Pastor Eli Batista deixa a AD buritisense para assumir a igreja no Município de Pimenta Bueno. Inaugura-se a congregação no setor 10.


Pastor Sérgio Pereira

Sucedendo pastor Eli, assume a AD buritisense em 26 de abril de 2019,  vindo de Candeias do Jamari, pastor Sérgio Pereira. Apaixonado pela Palavra de Deus e pregador eloquente, o catarinense promove um verdadeiro avivamento no ensino e ministração da Palavra com sua metodologia singular. Nesse período, a Assembleia de Deus em Buritis viu seu templo Sede lotar como nunca antes para ouvir os estudos bíblicos nas noites de terça-feira. Ao assumir o campo buritisense, pr. Sérgio realiza uma maratona de visitas pelas congregações urbanas e, principalmente, rurais. Assim ele fica a par da situação estrutural de cada templo para o planejamento de uma de suas principais campanha: Reforma e adequação dos espaços da igreja. Assim, várias congregações foram reparadas recebendo pintura nova e serviços de carpintaria. Também os típicos "mitórios" ou latrinas foram substituídos por banheiro em alvenaria e peças adequadas em seu conjunto sanitário mais higiênico. A obra missionária foi reforçada, além de missionário no Piauí, a AD buritisense abraçou a causa venezuelana e moçambicana, chegando a ter 14 missionários recebendo seu auxílio. Sob a liderança de pr. Sérgio, a igreja esteve imbuído em um intenso ato de evangelização resultando em conversões, reconciliações e batismos nas águas de centenas de crentes. Mesmo sob forte comoção social mundial impetrada pela pandemia, a Assembleia de Deus comandada pelo Pastor Sérgio Pereira continuou ativa e desenvolvendo novas estratégias para alcançar as vidas confinadas com a palavra de Deus e assistência social, desenvolvendo uma intensa ação de captação e distribuição de cestas básicas e máscaras de proteção facial. Foram inauguradas novas congregações no setor 06 (Vale da Bênção), setor 07 (Minas Gerais), Loteamento Padre Afonso, setor da Aspumb (8,5) e templos novos para as congregações do Marco 20, Setor 01 e Marco Satélite. Em setembro de 2021, pastor Sérgio assume a presidência da Assembleia de Deus em Cacoal.


Pastor Moisés Pinheiro

Pastor Moisés Pinheiro Júnior, proveniente da AD de São Francisco do Guaporé se torna o novo líder da Assembleia de Deus em Buritis em 21 de setembro de 2021. Desde as primeira semanas de seu pastoreio, a igreja está vivendo um intenso renovo espiritual marcado pela manifestação do poder de Jesus e pelo batismo com o Espírito Santo nesse últimos dias. Assim, as promessas de Jesus para a igreja em Buritis são firmes e inabaláveis e ainda há muitas coisas para serem vividas e testemunhadas sob o comando deste servo do Senhor, pastor Moisés!


Panfleto de exibição dos primeiros templos SEDE da AD em Buritis 

1ª Formação da Orquestra AD de Buritis




Paz sobre a memória dos santos que com muitas lutas sustentaram a palavra de Deus neste rincão buritisense: PASTOR ILIS CAMILO, PASTOR EXPEDITO, PASTOR JOSÉ DIAS, PASTOR ANTÔNIO NERES, IRMÃ MARGARIDA E TANTOS OUTROS QUE AGORA DORMEM NO SENHOR, AGUARDANDO A RECOMPENSA ETERNA!


Comentários

  1. Parabéns Assembleia de Deus em Buritis pelos 30 anos de história ....Muito boa matéria, parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Procurando Dico

Irmãozinho vai à Casa dos Onze após episódio dos Mili e Quinhentos