Evento da prefeitura dá vez e voz à pessoa com deficiência
Com uma concentração na Praça Jonas Ferreti na última sexta-feira (24/09), a Prefeitura Municipal de Buritis promoveu um momento especial de reflexão e discussão sobre o cenário de vivência da pessoa com deficiência em nosso município. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o CREAS, alusivo à Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Na abertura do evento, a secretária de Assistência Social, Saionara Faria, destacou a relevância do encontro para essa população e a disposição desse ente público na promoção e implementação de ações e parcerias para garantir a inclusão e da Pessoa com deficiência, como também os embates para extinguir o preconceito e discriminação. Além de Saionara, também participaram do evento a coordenadora do CREAS, Ellen; O presidente da APAE/Buritis; Servidores da SEMAST, o Conselho Tutelar de Buritis e representantes da Câmara Municipal de Vereadores.
Neste ano, a ação foi desenvolvida com a APAE de Buritis se reuniu na praça Jonas Ferreti com exposição de banners e faixas chamando a atenção da população para a conscientização da causa das PcD. O evento foi marcado pela oportunidade que foi dada para que se fizesse ouvir voz de representantes da população portadora de deficiências que destacaram a luta diária para superar as dificuldades.
Na fala dos principais protagonistas na Semana Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foram abordados contextos de desafios e avanços na questão de mobilidade. Hélia, falando das próprias experiências, destacou os avanços no tratamento e autonomia que a pessoa cadeirante tem ao viajar de avião, ao mesmo tempo observou que o mesmo não acontece nas viagens terrestres, principalmente quando se viaja de ônibus. Outro que falou foi Samuel Colombi. Para ele, há um longo caminho para que a população com deficiência ou mobilidade reduzida tenha suas necessidades satisfatoriamente atendidas, o que só será possível com uma frente ampla envolvendo toda a sociedade.
Para o presidente da Associação de País e Amigos dos Excepcionais, em outras palavras, a Inclusão começa pela valorização da pessoa e não de suas deficiências. Resumindo, a Semana Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência deu voz ao clamor dessa população: Não queremos que tenham pena de nós, queremos RESPEITO!
Comentários
Postar um comentário