CEAPE-Buritis se prepara para desafios de 2021

 


O CEAPE - Centro de Atendimento Psicossocial Educacional de Buritis - localizado na Av. Paraná, setor 02, começa a imprimir sua contribuição para a educação em nosso município. Como um dos mais jovens departamentos da rede municipal de Educação, o Centro já oferece ações e materiais substanciais para a melhoria do ensino, principalmente no processo inclusivo na escola. Outra contribuição é o mapeamento dos alunos respaldados por laudos médicos e suas condições de aprendizagem dentro da escola e em seu convívio familiar.

Professora Kássia Borges, durante esse período de consolidação do CEAPE, realizou um estudo de pesquisa e coleta de dados que retratam bem a relação das crianças diagnosticadas com algum distúrbio de aprendizagem com seu ambiente escolar. Seu trabalho tem analisado todas as escolas da rede municipal, promovendo a melhoria dessa relação, o centro conta com um espaço dinâmico no qual são proporcionadas e exploradas as possíveis interações de aprendizagens para esses alunos. O trabalho realizado do CEAPE tem frutificado, embora em um ano atípico devido à pandemia, em sua fala para este blog, Profª Kássia relatou depoimentos de alunos e pais que demosntram a evolução do aprender e até mesmo da relação social das crianças e familiares depois que começaram a receber assistência da equipe do Centro.

São atendidos alunos da rede municipal de educação portadores de laudo médico encaminhados para a psicopedagogia. Todos matriculados e cada um tem uma pasta de sua vida escolar e onde também são armazenadas outras informações pertinentes ao aluno. 

De acordo com a professora e psicopedagoga Kássia Borges, o Centro também recebe alunos que não são portadores de laudo, mas que apresentam algum distúrbio cognitivo relatado pela escola onde eles estudam. Estes alunos são encaminhados para que se faça uma avaliação mais dinâmica pela equipe do CEAPE, onde profissionais como psicopedagogos, psicólogo e assistente social que vão acompanhar o caso desenvolvendo atividades de acompanhamento, anamnese (entrevistas com os pais), observação, consultas tanto do aluno, como de seu círculo familiar.

Os trabalhos da psicopedagogia são realizados tanto no Centros como também in loco, quando as psicopedagogas se deslocam até a escolas municipais quer seja na cidade, quer seja no campo no cumprimento de suas funções. Para a professora Kássia, algumas vezes o problemas da aprendizagem não está no indivíduo como uma patologia, e sim na interação dela com o meio social em que ela vive e na forma como é tratada sua relação com esse meio. "Para alguns, basta uma inferência na dinâmica de sua aprendizagem para eles avançarem, outros é necessário um pouquinho mais de paciência e estímulos. Cada indivíduo aprende de seu jeito. Mas aprende."

Para 2021, o Centro de Atendimento Psicossocial Educacional se prepara para uma atuação arrojada frente aos desafios inéditos impostos pela pandemia. Professora Kássia espera que as ações do CEAPE em prol de sua clientela produzam bons frutos, refletindo a germinação da sementinha que tem semeado, embora, segundo ela, há ainda uma reserva dentro do sistema de ensino para que o avanço seja mais eficiente. 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Procurando Dico

Irmãozinho vai à Casa dos Onze após episódio dos Mili e Quinhentos