Técnicas do CRAS dão palestras no SCFV/Buritis
Durante o mês de julho as crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Referência de Ação Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Buritis receberam palestras de motivação e conscientização sobre comportamentos e valores morais. As palestras foram ministradas pela assistente social Fernanda Cristina e Dayane Capitâneo no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado no setor 07.
A primeira sessão de exposições e diálogos foi feita pela Fernanda Cristina, no início do mês, dia 01/07 e o tema abordado foi sobre Empatia e Simpatia. A técnica disse que empatia é uma característica das pessoas que conseguem se projetar em si mesma os sentimentos das outras, muitas vezes tomando as fires De acordo com a palestra de Fernanda, as crianças e demais pessoas devem pensar nas outras pessoas como em si mesmas, buscando sempre a boa convivência com as outras em justiça, harmonia e evitando as ofensas. As crianças e a servidora debateram sobre o que é ser simpático e o que é empatia. As crianças compreenderam a definição dessas palavras e deram depoimentos sobre situações em que atitudes representam esses comportamentos. Por fim compreenderam que não basta apenas sermos simpáticos, temos que ser também empáticos.
A segunda sessão das palestras foi ministrada pelo psicóloga do CRAS Dayane Capitâneo. A profissional visitou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na manhã do dia 08/07. Em sua atividade com os usuários CRAS, a psicóloga abordou um tema muito recorrente na idade infanto-juvenil: o Bullying. Durante sua palestra, Dayane descortinou vários comportamentos e atitudes que demonstram a prática de bullying como apelidos ofensivos que se colocam nos colegas, brincadeirinhas que magoam um indivíduo ou grupo, ofensas gratuitas e recorrentes sobre características físicas e cognitivas, agressões verbais físicas. Durante a conversa com as crianças, a técnica também interagiu com as crianças, ouviu alguns relatos e depoimentos das mesmas. Para encerrar sua palestra, a psicóloga Dayane organizou o momento do abraço, onde as crianças fortaleceram seus vículos e aceitação afirmando: "Eu não posso viver sem você".
As palestras ministradas pelas técnicas fixaram nos participantes o pensamento de sempre praticarmos as ações que elevem o cooperativismo, o respeito, a aceitação, compartilhando, se ajudando e procurando sempre o caminho do diálogo e da paz.
Comentários
Postar um comentário