A força da mulher nas escolas de Buritis!
No dia em que se celebra o Dia Internacional das mulheres, fizemos uma busca nos registros e observações da presença feminina e logo temos três secretarias municipais são dirigidas por mulheres: Saúde (Altina), Educação (Cleonice Vieira), Administração (Eliane Lachos) e Ação Social (Jaciara Rezende), elas também comandam a Argeb Ocilene Soares). Na rede municipal de Educação a força feminina ganha um destaque especial. Todo mundo sabe que nas salas de aulas o número de professoras é muito maior. Isso já sabemos. Além do mais são elas que preparam a merenda para os alunos, cuidam da limpeza do ambiente escolar, fazem a inspeção dos pátios, orientam, supervisionam, cuidam da papelada burocrática etc.
Elas fazem mais, pois, em casa, enquanto descansam, algumas lavam, passam, cozinham, limpa a casa, compram, vendem, namoram, casam e se dão em casamento. Assim, olhando bem, a influência das mulheres vai muito além de ministrar aulas. Cada vez mais ela vai se alcançando e se firmando também na gestão das unidades e autarquias educacionais.
Para calar a boca de quem queira insinuar que as mulheres ocupam um espaço secundário basta dizer que a chefia do órgão máximo de educação do município está sob o comando delas, através da secretária municipal de Educação, sua senhoria Cleonice assessorada por mais uma dezena de mulheres. Nas escolas, elas estão presentes em todas em cargo de liderança ora como gestoras ou gestoras auxiliares. Agora me aponte uma escola municipal onde apenas os homens são os responsáveis pela gestão da mesma. Não tem nenhuma. E onde eles são gestores compartilham com as mulheres a administração escolar. Entretanto, podemos apontar quatro escolas cujos cargos gestores e auxiliares são todos ocupados por mulheres. Duas estão localizadas na zona urbana e duas na zona rural.
De tudo isso, chegamos à conclusão de que a educação tem sido a principal porta para a libertação e o empoderamento da mulher no Brasil e no mundo. Feliz dia da mulher!
De tudo isso, chegamos à conclusão de que a educação tem sido a principal porta para a libertação e o empoderamento da mulher no Brasil e no mundo. Feliz dia da mulher!
Parabéns mulherada!
ResponderExcluirParabéns mulherada!
ResponderExcluir