SEMAST/Buritis realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (SEMAST) realizou durante essa quarta-feira, 21, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no auditório da Escola Buritis, setor 03. O tema foi "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".
Foram convidados para palestrarem o Sr. Moisés de Paula (Buritis) e Elisângela (Ariquemes) para a ocasião. Pela manhã, com a apresentação das bandeiras do município, Estado e União pela Guarda-Mirim de Buritis se deu a abertura das atividades com a composição da mesa e uma apresentação de flauta doce, executada por crianças assistidas pelo Centro de Referência de Ação Social e alunos da rede municipal de Educação. Conduzida pelos representantes da SEMAST, comandada por Jaciara Rezende, a conferência deste ano propôs a discussão de 5 eixos.
Os palestrantes Elisângela e Moisés abordaram temas muito relevantes para o fortalecimento dos Direitos das criança e do adolescente, como por exemplo a competência do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar. Vários representantes de instituições civis e militares marcaram presença, contribuindo para o enriquecimento das discussões. Professor Fábio (Escola Paulo Freire) e Roseli (SEMAST) estavam incumbidos da coordenação das atividades do evento. Alguns cidadãos que têm cooperado para o desenvolvimento da população infanto juvenil de Buritis fizeram uso da palavra, entre elas podemos destacar a participação de Maria da Luz (CREAS/SEMAST), Sargento Maia (Guarda-Mirim/Buritis) e Saionara Faria (CRAS/SEMAST). A presença dos Membros do Conselho Tutelar de Buritis foi de suma importância, pois transmitiram aos participantes qualidade nos debates com depoimentos práticos de sua ação e que corroborou com a palestra de Moisés que explorou o ECA.
Os palestrantes Elisângela Conceição e Moisés de Paula |
A tarde, Elisângela procedeu à sua palestra com muita interação entre os ouvintes e participação das crianças e adolescentes presentes. Após o lanche, professora Gecira e o grupo de dança da terceira idade da Casa da Família/CRAS apresentou a dança da peneira e foram muito aplaudidos. Para o envolvimento dos participantes na conferência, foram formados grupos de trabalho para discussão e deliberação de propostas após a conclusão das palestras. As crianças e adolescentes presentes participaram ativamente dos debates questionando, sugerindo a apresentando propostas para melhoria nas políticas para a infância e adolescência.
Com a conclusão das discussões, deliberações e apresentação das recomendações, o público realizou a escolha dos delegados para a etapa estadual. Encerrando a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a SEMAST emitiu certificados para os participantes.
Comentários
Postar um comentário